História

Pirapora, sua história e o turismo

Em 3 de abril de 1847 é criado o distrito de Pirapora. Em 14 de maio de 1853 o município é anexado ao distrito de Curvelo, com o nome de São Gonçalo de Pirapora e população de 70 pessoas, em 15 casinhas cobertas de capim ou palha de coqueiro. Eram famílias que subsistiam exclusivamente da pesca.

Em 30 de agosto de 1911, a lei estadual 556 cria o município de Pirapora, instalado oficialmente em 1º de Junho de 1912, data, portanto, de comemoração do seu aniversário.

FORMADA PELOS ÍNDIOS - À época da exploração da costa brasileira, os índios cariris, perseguidos pelos colonizadores europeus, se deslocaram de suas terras, em Santana dos Cariris, no Estado do Ceará, até chegarem às margens das cachoeiras de Pirapora, onde surgiu a principal taba indígena. Este local recebeu o nome de Pirá (peixe) Poré (salto), na língua tupi-guarani, “Salto do Peixe”.

Pirapora tem cerca de 60.000 habitantes instalados nos seus 581 km²de área. É uma das cidades com maior potencial turístico em todo o Estado de Minas Gerais, e pertence ao Circuito Turístico Guimarães Rosa.

Banhada pelo Rio São Francisco, com clima quente e agradável, Pirapora possui inúmeros atrativos turísticos.

Venha conhecer!